31 janeiro 2011

Não quero ir à escola!

Geralmente, ir à escola, é um momento agradável para as crianças pequenas. Infelizmente, para outros isso representa medo ou pânico, muitas vezes com dimensões que levam as crianças a fingir que estão doentes para ficarem em casa.
 Nestes casos, as crianças usualmente, queixam-se de dores de cabeça, de garganta ou do estômago, exactamente na hora de ir para a escola. A “enfermidade” melhora quando se permite que fique em casa, mas reaparece na manhã seguinte antes de ir à escola. Em alguns casos, as crianças negam-se por completo em sair de casa. O negar a ir à escola aparece geralmente depois de um período em casa na companhia da mãe, por exemplo, depois das férias, dos dias de festa, ou depois de uma breve enfermidade.

Com frequência, as crianças entre os cinco e os dez anos de idade que se comportam desta maneira, sofrem de um pavor paralisante por ter que deixar a segurança da família e de casa. É muito difícil para os pais fazer frente a este pânico infantil, mas esses temores podem tratar-se com êxito, com ou sem ajuda profissional. Tudo dependerá do grau de temor que a criança tenha. Se os pais notam que pode ser algo passageiro, então devem insistir em levar que tudo passará. Caso a situação se mantenha devem esclarecer junto dos profissionais da escola de que nada se passou que possa justificar o comportamento do seu filho, converse com o seu filho e tente percebê-lo, se manifestar razões injustificadas não colabore e persista na sua frequência diária na escola.

Crianças inseguras... não só na escola!

As crianças que têm um medo irracional da escola podem sentir-se inseguras  noutros ambientes,  podem demonstrar um comportamento de apego aos seus pais exagerado, e inclusive  passarem a ser sombra  dos pais, ou seja, manifestam angústia sempre que estes não estão presentes, deste modo deixam de socializar para se manterem junto a eles. Estes medos são comuns em crianças com a chamada “desordem de ansiedade”. As crianças têm dificuldade para dormir, um medo exagerado e um temor irreal a animais, monstros, ladrões ou do escuro.
As potenciais consequências a longo prazo podem ser muito sérias para uma criança com medos persistentes se não receberem atenção profissional. A criança pode desenvolver sérios problemas escolares e sociais ao deixar de conviver por muito tempo.

A autonomia e independência é fundamental para um desenvolvimento pessoal e social adequado.

1 comentário:

  1. Oii

    Legal saber que voce tambem é psicóloga, somos entao colegas de profissão. Essa questão é muito importante ser debatida, pois muitas crianças criam esse medo e barreira para ir a escola, devido ao grande apego que tem aos pais, e se eles ficarem resultando e sempre que a criança nao quiser ir a escola, os pais aceitarem, vai ser bem difícil criar independência nelas.

    Bjs

    ResponderEliminar