20 janeiro 2011

O ciúme e os irmãos

É muito comum numa família, à chegada de um irmão ou irmã as crianças sentirem ciúmes. O ciúme ao contrário do que muitos de nós pensamos não é um defeito, é sim uma emoção difícil de se lidar, é um sentimento de exclusão e inveja, doloroso. Para as crianças ainda se torna mais complicado, têm mais dificuldade em entender os seus sentimentos e menos controle sobre eles, deste modo, lidam por vezes de uma maneira desajustada. Neste caso, entre irmãos, é uma ambivalência de sentimentos, porque ao mesmo tempo que gostam e querem ser amigos, ofendem e desejam que os pais gostem menos deles.
Por vezes os pais não sabem como agir nestas situações, é importante que a criança sinta que os pais compreendem aquilo que ela sente e que a ajudem a enfrentar a situação, sendo eles um exemplo para a criança, os pais não se podem esquecer que o ciúme nestas circunstâncias é um sentimento inevitável e que apesar do sofrimento que causa à criança, é um sentimento importante para o seu desenvolvimento psíquico., deve ser falado e lidado abertamente pela família. 
As crianças que não aprendem a gerir os seus sentimentos tornam-se crianças demasiado dependentes, é fundamental que os pais desde cedo conversem com as crianças sobre os seus sentimentos, as emoções que as crianças experimentam em diferentes episódios, de modo a que elas próprias aprendam a reconhecer e lidar com aquilo que sentem.
É importante elogiar a criança e evidenciar as suas qualidades, mostrar as diferenças entre ela e os outros, assim auxiliam a criança a identificar-se com ela mesma, transformar estas experiências em aprendizagens que serão deveras úteis na vida da criança.

A chave muitas vezes está no diálogo, conversar com o seu filho nunca é demais.

Sem comentários:

Enviar um comentário