04 janeiro 2011

Métodos e Técnicas de Estudo

Cada vez mais o interesse dos educadores/professores pelos hábitos e métodos de estudo é maior, pois cada vez mais é a noção de que um bom acompanhamento no processo de aprendizagem é revelador de sucesso escolar, o aluno deve se abarcar de um conjunto de instrumentos para se construir num bom formando. Existem estratégias orientadoras e procedimentos que depois de mecanizados ajudam em muito o educando no seu processo de estudo, de modo a tornar este mais eficaz.
A Motivação   para o estudo é um dos componentes mais importantes em todo o processo de aprendizagem, deste modo torna-se imprescindível que o aluno possua motivação para aprender. É muito importante que o aluno tenha plena noção dos seus objectivos enquanto estudante e reflicta sobre as atitudes e comportamentos que pretende adoptar enquanto educando, equacionando o mais adequado para manter-se motivado a fim de alcançar os seus objectivos.
Existe todo um conjunto de estratégias que auxiliam o aluno diariamente, a Planificação  diária do seu estudo, gestão do tempo e local onde estuda, elaboração de um horário de estudo,  Organização do estudo através de:
- Apontamentos, a importância da elaboração de bons apontamentos;
- Resumos, transformação de textos extensos num mais reduzido que contenha as ideias principais;
- Esquemas, vantagens na sua utilização que muitas vezes ajudam  numa compreensão melhor dos textos;
- Pesquisa de Informação, exploração de conteúdos que alarga o conhecimento.

 Todas estas estratégias,adaptadas às características de cada aluno, são indispensáveis para a obtenção de sucesso escolar.
O acompanhamento de pais e professores é essencial em todo o percurso escolar e faz toda a diferença, a disponibilidade dos educadores/professores tem um papel facilitador para o estudar para aprender. É ainda de realçar a importância da inter-relação dos contextos família-escola-comunidade como promoção do potencial do desenvolvimento de cada aluno.

Sem comentários:

Enviar um comentário