21 março 2011

O coração e a razão!

A importância do coração na linguagem emocional não é apenas uma imagem, o coração vê e sente, e quando se exprime, influencia a fisiologia do nosso organismo, a começar pelo cérebro.
O ideal certamente seria  se existisse um medicamento capaz de harmonizar esta relação intima entre o coração e o nosso cérebro, o que daria efeitos altamente benéficos em todo o nosso organismo. Atrasaria o envelhecimento, reduziria o stress e o cansaço, afogava a ansiedade e manternos-ia ao abrigo da depressão, tudo em nós funcionaria melhor, este equilíbrio  iria nos permitir um bem-estar pleno.
Infelizmente este milagroso medicamento não existe, e posto isto, só nos resta a utilização do método de intervenção já existente, o nosso domínio sobre essa relação, coração-cérebro.
A relação entre o cérebro emocional e o "pequeno cérebro" do coração é uma das chaves da inteligência emocional. Ao aprendermos a dominar/controlar o nosso coração, aprendemos a domesticar o nosso cérebro emocional, e vice-versa. Apesar da relação mais forte entre o coração e o cérebro emocional  ser aquela que é estabelecida pelo chamado "sistema nervoso periférico autónomo", ou seja, a parte do sistema nervoso que regula o funcionamento de todos os nossos órgãos, a qual escapa tanto à nossa vontade como à nossa consciência, é possível aprendermos a gerir toda esta relação.
Todos os sintomas que advém de situações desagradaveis e desgastadoras, temos tipicamente tendência para nos focarmos nas condiçoes exteriores, e dizemos "se pudesse alterar a situação sentir-me-ia melhor... quando mudar de emprego será melhor... quando terminar o curso, quando me separar... quando os filhos sairem de casa.." transpomos tudo para quando... na verdade raramente isto se processa desta forma, e os problemas mantém-se, nem que sejam adormecidos. 
A solução do problema e a gestão do impacto dele está somente em nós, neste sentido, é preciso pegarmos no problema em vez de tentarmos arranjar circunstâncias exteriores ideais à sua solução, temos de começar por controlar o nosso interior, aprender a olhar para dentro de nós domesticando e organizando o nosso interior com um entendimento coerente e se possível com muita tranquilidade.


Fonte: David Servan-Schreiber



ViadeoShare

2 comentários:

  1. ....sobre essa relação coração-cérebro.

    seu texto me fez lembrar de uma palestra onde diziam que a maior guerra que existe acontece dentro de nós mesmos....

    realmente parece que o confonto entre razão e emoção é um assunto sem fim

    ResponderEliminar
  2. Olá Joice!

    Adorei o seu blog e os assuntos aos quais você dispõe! Realmente esse equilíbrio é uma forma de nos manter sempre em movimento, em direção ao nosso desenvolvimento constante que é a própria vida em si, creio que se tivesse algum medicamento assim, talvez perdêssemos muito de tudo o que precisamos aprender em nosso caminho, por isso, já que estamos aqui, é bom apreciar a paisagem e fazer de cada momento um pontinho de aprendizado! Muito bom sua informação sobre coração e razão!

    Um abraço,
    "Todo o Conhecimento é Luz que Inspira a Alma" -*Vera Luz*-

    ResponderEliminar