31 março 2011

A Vinculação

Vinculação é a ligação da criança a um indivíduo como resultado da activação de um sistema comportamental (comportamentos vinculativos como chorar, sorrir, palrar, chamar, aproximar) que tem como objectivo a manutenção da proximidade. O papel nas relações precoces pais-criança e as suas consequências no auto-conceito da criança irá se reflectir ao longo da vida ao nível emocional, comportamental e físico, e deste modo determinar muitos dos episódios na adolescência.

Tipos de Vinculação: 
Vinculações seguras (maioria dos bebés_50 a 75%).
As mães de crianças seguras detectam os seus sinais e reagem-lhes pronta e adequadamente. Estão permanentemente disponíveis e são carinhosas e cooperantes.
Vinculações inseguras evitantes (um quinto a um terço_15 a 25%). As mães de crianças inseguras evitantes não estão sintonizadas com os sinais vitais das crianças e por isso não mostram disponibilidade, sendo negligentes. O seu estilo interactivo pauta-se pela insensibilidade e pela rejeição.
Vinculações inseguras ambivalentes ou inseguras resistentes (uma minoria_10% ou menos). As mães de crianças inseguras ambivalentes são, sobretudo, inconsistentes nas suas respostas
O factor proximal “cuidados parentais”, inadequados no mau-trato, são a variável determinante da vinculação insegura e actuam como mediadores de outras variáveis de risco como a monoparentalidade, idade jovem das mães e doença mental pais.
O padrão de vinculação resulta da história relacional sendo diferente de acordo com as figuras (pai, mãe, ama, educadora).
Existem acontecimentos que influenciam a consistência da vinculação, tais como, perdas ou separações prolongadas da figura de vínculo. Acontecimentos com efeitos duradouros ou periódicos: regresso da mãe ao trabalho; prestação regular de cuidados por outras figuras e mudanças na família, mudança de casa.

A vinculação é assim um laço fundamental, é essencial desenvolvê-la e promovê-la para o bem estar e segurança da criança.


Referência: Profª. Drª. Maria Filomena Gaspar
                flickr.com

ViadeoShare

Sem comentários:

Enviar um comentário