18 novembro 2010

Bullying




Hoje em dia este é um tema em foco onde são cada vez mais os casos verificados nas escolas e cada vez mais os desfechos trágicos que advêm da sua descoberta tardia, é designado por Bullying e traduz-se na conduta agressiva que se manifesta sistematicamente entre alunos, trata-se de uma conduta agressiva, prejudicial e intencional onde os seus protagonistas são jovens alunos e onde esta pode durar semanas, meses ou anos, não estando relacionado com grau social, sexo ou religião.
Este fenómeno, Bullying, desenvolve-se em geral no ambiente escolar manifestando-se através de violência física ou mental dirigida por um indivíduo ou grupo de indivíduos contra outro indivíduo, tendo este características propícias para se tornar vítima sendo incapaz de se defender nesta situação.
Os agressores/bullies são movidos por um abuso de poder, possuem um auto-conceito positivo e são considerados no seu grupo social como lideres, são na sua maioria rapazes com idades superiores à média do grupo e com insucesso escolar, as raparigas exercem igualmente agressão mas esta de modo mais indirecto, na maioria agressão verbal o que não evidencia menos impacto na vitima.
As vítimas por sua vez têm uma idade inferior, sendo adolescentes tímidos e ansiosos, vivem amedrontadas com a evolução dos episódios e com os danos traumatizantes, a relação com a escola torna-se aterrorizante começando por evitá-la pois é associada às situações problemáticas, sentem-se impotentes e intimidados.
È de extrema importância a vigilância e atenção dos agentes educativos na escola no que se refere aos comportamentos disruptivos que passam por agressões verbais, disputas ou insultos, agressões físicas, tais como, arranhar, morder, pontapear e/ou agressões morais ou patrimoniais que põem em causa a integridade física, psicológica e moral das vitimas, a intervenção precoce nestes casos é fundamental para que estes alunos não sejam marcados física e psicologicamente por estes acontecimentos.
Devemos alertar e educar os jovens para a não utilização destes comportamentos como um meio para atingirem os seus fins, o espaço escolar deve ser palco de cooperação, crescimento e aprendizagem de um modo saudável e seguro.

1 comentário:

  1. Este é sem dúvida um tema que nos preocupa e que cada vez mais se verifica, nós,pais temos que estar atentos ao sinais que os nossos filhos nos transmitem todos os dias.

    ResponderEliminar