08 junho 2011

Linguagem entre Pais e Filhos

O que é a linguagem? A linguagem é o primeiro sistema de sinais que o bebé usa para se relacionar com o seu meio e para desenvolver aprendizagens. Desde cedo, a criança aprende a identificar os sons e o seu significado, inclusive a distinguir o tom com que se dirigem a ela. Deste modo, o bebé sabe se os pais estão zangados ou se demonstram afecto e carinho.

A aprendizagem da linguagem é um passo prévio e indispensável para a aprendizagem da leitura e escrita, sendo uma das formas de tomar consciência de tudo aquilo que nos rodeia. Além da linguagem, também se utilizam outros mecanismos de manifestação que permitem contacto com os pares: os gestos, os olhares, a expressão do rosto...estes elementos manifestam-se através de atitudes, sentimentos, predisposições e motivações que permitem uma comunicação interpessoal transcendente, sendo fundamental que estejam em sintonia.

Linguagem verbal e não-verbal/gestual
As  sensações que chegam às crianças através dos neurónios, ainda  na barriga da mãe, são essenciais. Desde os primeiros momentos de vida, o bebé capta a intensidade do afecto, da segurança que  lhe é transmitida através de pequenos gestos, avaliando assim o adulto quando este interage consigo.
Neste sentido, é muito importante os pais terem em atenção o modo como falam com os filhos e os sinais que lhes transmitem, nunca esquecendo que os filhos através desse modo de comunicar efectuam diversas aprendizagens, não só linguísticas como sociais e emocionais.

A linguagem é social, e está limitada pelos conhecimentos de cada um. Os símbolos são pessoais e inesgotáveis. A  possibilidadede de combinar ambas as linguagens (verbal e gestual) transfere à comunicação um papel primordial no relacionamento e contacto com os outros.


Adaptado : guiainfantil.com

Sem comentários:

Enviar um comentário