
A intervenção reeducativa é de extrema importância e o papel do professor fundamental.
Sugestões:
- As rotinas educativas, de organização, ajudam em muito a criança, faça listas de tarefas, horários das actividades, o facto de a criança ter descrito aquilo que deve fazer, ajuda-a a estruturar aquilo que ela é incapaz de estruturar sozinha;
- Componente emocional, fundamental ter atenção às emoções envolvidas no processo ensino-aprendizagem, estas crianças precisam de contrariar a tendência para o insucesso e para a frustração, estimulação em vez de tédio ou medo;
- Estabelecimento de regras, tenha-as escritas ao seu alcance, transmite segurança à criança;
- Repita, as crianças com esta problemática necessitam que lhe digam as coisas várias vezes;
- Procure lhe dar tarefas que primam pela qualidade e não pela quantidade;
- Dê feedback, estas crianças precisam de ser informadas daquilo que esperamos delas e se estão a atingir os objectivos estipulados;
- Divida as tarefas mais complexas em pequenos passos, esta é uma das técnicas cruciais, deste modo não manifestam uma atitude desmotivante e sim uma emoção positiva de sucesso;
- Explore e valorize o sucesso o mais possível, o elogio é muito importante;
- Faça perguntas que ajudem a desenvolver a sua auto-observação;
- Permita-lhe actividades de aprendizagem mais oral do que escrita;
- Encoraje para a leitura em voz alta;
- Realize exercícios divertidos, estimulam e ajudam a focar a atenção.
ESTIMULE, ACARICIE, APROVE, ENCORAJE, ALIMENTE.
Sem comentários:
Enviar um comentário