22 agosto 2011

Nova Ortografia...Pais preocupados!

Milhares de alunos vão começar a aprender uma nova ortografia do português, mas as associações de pais estão preocupadas com a possibilidade de, por causa da crise, o próximo ano ser "lectivo" para uns e "letivo" para outros.

O presidente da Confederação Nacional de Associações de Pais (CONFAP), Albino Almeida, disse à agência Lusa que só no fim do primeiro período se verá que problemas existirão devido à forte possibilidade de existirem na mesma sala de aulas livros com grafias diferentes.

Mas admitida essa possibilidade, do lado dos docentes não parecem existir preocupações: "não antevejo grandes problemas, vamos entrar numa fase de adaptação, transitória, mas da parte das escolas houve um trabalho de preparação bem feito", disse à Lusa o presidente da Associação Nacional de Professores, João Grancho.

Albino Almeida prevê que "centenas ou milhares" de alunos façam o ano com manuais do ano passado, sem o novo acordo ortográfico, uma circunstância agravada pela crise económica.

"Vemos com preocupação a situação, sabemos que há muitas famílias a pedirem manuais emprestados. Este ano, cerca de 18 mil famílias deixaram de ser elegíveis para o apoio social", indicou.

O presidente da CONFAP acrescentou que há autarquias que costumavam subsidiar a compra dos manuais e que agora estão a dizer "comprem-nos e nós depois reembolsamos", mas que um investimento de centenas de euros em manuais está fora de questão para os rendimentos de muitas famílias.

A presidente da Associação de Professores de Português, Edviges Ferreira, admite que pode haver "algumas confusões" e que a coexistência de manuais diferentes na mesma sala de aula vai originar alguma preparação por parte dos professores.

"Tudo o que é novo implica reflexão, estudo e os professores vão ter que se preparar, vai ser complicado pôr toda a gente a escrever, mas não são assim tantas as alterações", acrescentou.

Edviges Ferreira referiu que "é evidente que os livros de grafias diferentes vão coexistir, mas os professores vão ter de chamar a atenção para a maneira correta de escrever" segundo o acordo.

O acordo estará em todos os livros adotados este ano para o 1.º e 2.º ano do primeiro ciclo do Ensino Básico.

Segundo uma das principais editoras do setor do livro escolar, a Porto Editora, a assimilação da nova maneira de escrever nos manuais "está a decorrer tal como foi definido, em 2010, pelo Ministério da Educação em articulação com a Comissão do Livro Escolar da APEL, num calendário que terminará no ano letivo de 2014/2015".

O responsável pela comunicação da Porto Editora, Paulo Gonçalves, indicou que a adoção faseada visa "minimizar os custos para as famílias, autarquias, livrarias, bibliotecas escolares e editoras, evitando desperdícios desnecessários".

No 4.º ano do Ensino Básico, os manuais de Matemática já deverão ter a nova ortografia, tal como todos os do 5.º - menos Educação Física, Educação Musical, Educação Visual e Tecnológica.

Quanto ao 6.º ano, os alunos já vão aprender em livros adaptados ao novo acordo em todas as cadeiras exceto as de Língua Portuguesa, Educação Física, Educação Musical e Educação Visual e Tecnológica.

Paulo Gonçalves lembrou que nas salas de aula, tal como nas bibliotecas, nas livrarias e em muitos outros sítios, continuarão a coexistir livros com a "antiga" e a "nova" ortografia", que poderão ser utilizados pelos professores e alunos.

Fonte:Lusa/educare.pt

10 agosto 2011

Entrada na Escola

Esta nova etapa é, tanto para as crianças como para os pais, um marco importante, é deste sucesso inicial que pode depender o êxito ou fracasso do seu percurso escolar e educativo.
Todo o confronto com um meio novo, cheio de regras e tarefas é algo que estando a criança preparada e confiante lhe trará muita satisfação. Aos pais e professores compete-lhes o papel de proporcionar à criança as melhores condições à sua adaptação de modo cooperativo, escola/família, para deste modo assegurarem que a criança ultrapasse da melhor forma os seus obstáculos. É fundamental os pais dedicarem atenção, compreensão e orientação à criança, tornando esta nova etapa o mais atractiva e aprazível possível, sem nunca desresponsabilizar a criança pela sua actuação na escola.

Os pais que tão bem conhecem os filhos, são as pessoas que melhor podem ajudar as crianças, juntamente com os professores que estarão em convívio diário com eles. 
Do bom começo na escola pode depender o sucesso da vida escolar da criança.
- converse com o seu filho, explique-lhe de modo agradável porque é que as crianças vão para a escola e o que lá acontece (aprendem coisas novas, brincam, cantam, passeiam, visitam novos locais);
- explique à criança o horário da escola e como será dividido o seu dia, deste modo a criança já sabe aquilo que lhe espera ao longo do dia;
- fale acerca das regras e tarefas e a importância de as cumprir;
- se a criança tiver um brinquedo ao qual dedica especial atenção deixe que o leve para a escola, enquanto não estiver perfeitamente adaptado, este objecto transmitir-lhe-à confiança.
As aprendizagens diversificadas fora da escola - seja a aquisição de hábitos e regras de comportamento seja a aquisição de conhecimentos que desenvolvam o raciocínio, o espírito de cooperação, de relação e de ajuda - contribuem para o sucesso educativo e o sucesso escolar da criança.
- a higiene, o descanso, a alimentação e o estado geral de saúde contribuem para o equilíbrio pessoal e são factores essenciais no desenvolvimento global da criança;
- o tempo de brincadeira facilita o desenvolvimento da imaginação, da cooperação e da partilha. brincar é uma forma muito importante de aprender;
- o diálogo com o adulto, ao fazer perguntas, contar histórias reais ou imaginárias, a criança vai aperfeiçoando e aumentando o seu vocabulário, vai desenvolvendo o espírito critico, o pensamento, a vida afectiva e de relação com as outras pessoas;
- a criança tem prazer em ouvir histórias, em ver e manusear livros e mesmo imaginar o que está escrito. o contacto com estes materiais facilita a aprendizagem da leitura e da escrita e desenvolve o gosto por ler e escrever;
- ao colaborar com os pais em tarefas domésticas, a criança não só desenvolve o espírito de cooperação, como adquire conhecimentos muito importantes para a sua vida escolar;
- é necessário que os pais acreditem nas capacidades dos filhos e lhes transmitam esses sentimentos, desta forma, contribuem para que as crianças sintam confiança em si próprias;
- na família a criança deve encontrar o seu lugar próprio e o lugar de cada um dos outros elementos, ao mesmo tempo que se estreitam os laços afectivos e se desenvolve o espírito de cooperação e de ajuda;
- a criança tem necessidade de ter um espaço seu e de aprender a respeitar o espaço dos outros (no seu quarto deve ter um espaço dedicado ao estudo e outro ao brincar).
Uma boa relação entre a escola e os pais é, muitas vezes, o segredo do êxito escolar da criança, da sua alegria e segurança.
Cada criança é diferente, o momento em que uma aprende uma coisa pode ser diferente do momento em que outra aprende a mesma coisa. esta situação não pode levar a dizer-se que uma é mais inteligente do que a outra, quer apenas dizer que têm ritmos diferentes de aprendizagem.

Os saberes e a experiência dos PAIS, associados ao amor e atenção que dedicam aos FILHOS, são as armas mais valiosas para os ajudar no seu processo de desenvolvimento.


Imagem: saudebeleza.org