10 agosto 2011

Entrada na Escola

Esta nova etapa é, tanto para as crianças como para os pais, um marco importante, é deste sucesso inicial que pode depender o êxito ou fracasso do seu percurso escolar e educativo.
Todo o confronto com um meio novo, cheio de regras e tarefas é algo que estando a criança preparada e confiante lhe trará muita satisfação. Aos pais e professores compete-lhes o papel de proporcionar à criança as melhores condições à sua adaptação de modo cooperativo, escola/família, para deste modo assegurarem que a criança ultrapasse da melhor forma os seus obstáculos. É fundamental os pais dedicarem atenção, compreensão e orientação à criança, tornando esta nova etapa o mais atractiva e aprazível possível, sem nunca desresponsabilizar a criança pela sua actuação na escola.

Os pais que tão bem conhecem os filhos, são as pessoas que melhor podem ajudar as crianças, juntamente com os professores que estarão em convívio diário com eles. 
Do bom começo na escola pode depender o sucesso da vida escolar da criança.
- converse com o seu filho, explique-lhe de modo agradável porque é que as crianças vão para a escola e o que lá acontece (aprendem coisas novas, brincam, cantam, passeiam, visitam novos locais);
- explique à criança o horário da escola e como será dividido o seu dia, deste modo a criança já sabe aquilo que lhe espera ao longo do dia;
- fale acerca das regras e tarefas e a importância de as cumprir;
- se a criança tiver um brinquedo ao qual dedica especial atenção deixe que o leve para a escola, enquanto não estiver perfeitamente adaptado, este objecto transmitir-lhe-à confiança.
As aprendizagens diversificadas fora da escola - seja a aquisição de hábitos e regras de comportamento seja a aquisição de conhecimentos que desenvolvam o raciocínio, o espírito de cooperação, de relação e de ajuda - contribuem para o sucesso educativo e o sucesso escolar da criança.
- a higiene, o descanso, a alimentação e o estado geral de saúde contribuem para o equilíbrio pessoal e são factores essenciais no desenvolvimento global da criança;
- o tempo de brincadeira facilita o desenvolvimento da imaginação, da cooperação e da partilha. brincar é uma forma muito importante de aprender;
- o diálogo com o adulto, ao fazer perguntas, contar histórias reais ou imaginárias, a criança vai aperfeiçoando e aumentando o seu vocabulário, vai desenvolvendo o espírito critico, o pensamento, a vida afectiva e de relação com as outras pessoas;
- a criança tem prazer em ouvir histórias, em ver e manusear livros e mesmo imaginar o que está escrito. o contacto com estes materiais facilita a aprendizagem da leitura e da escrita e desenvolve o gosto por ler e escrever;
- ao colaborar com os pais em tarefas domésticas, a criança não só desenvolve o espírito de cooperação, como adquire conhecimentos muito importantes para a sua vida escolar;
- é necessário que os pais acreditem nas capacidades dos filhos e lhes transmitam esses sentimentos, desta forma, contribuem para que as crianças sintam confiança em si próprias;
- na família a criança deve encontrar o seu lugar próprio e o lugar de cada um dos outros elementos, ao mesmo tempo que se estreitam os laços afectivos e se desenvolve o espírito de cooperação e de ajuda;
- a criança tem necessidade de ter um espaço seu e de aprender a respeitar o espaço dos outros (no seu quarto deve ter um espaço dedicado ao estudo e outro ao brincar).
Uma boa relação entre a escola e os pais é, muitas vezes, o segredo do êxito escolar da criança, da sua alegria e segurança.
Cada criança é diferente, o momento em que uma aprende uma coisa pode ser diferente do momento em que outra aprende a mesma coisa. esta situação não pode levar a dizer-se que uma é mais inteligente do que a outra, quer apenas dizer que têm ritmos diferentes de aprendizagem.

Os saberes e a experiência dos PAIS, associados ao amor e atenção que dedicam aos FILHOS, são as armas mais valiosas para os ajudar no seu processo de desenvolvimento.


Imagem: saudebeleza.org

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