15 dezembro 2010

O Sono

O sono...algo essencial nas crianças, principalmente em fases de desenvolvimento. Os pais e educadores deveriam ter  a noção clara de que dormir bem é muito importante, contribui para o sucesso escolar, emocional e social.
 
Horas ideais de sono por dia:
Recém-nascido - 16 a 18 horas
Até 2 anos - 14 hoas
2 aos 5 anos - 12 a 14 horas
6 aos 10 anos - 11 a 12 horas
10 aos 12 anos - 10 horas
Adolescentes - 9 horas
Adultos - 7 a 9 horas

O mau sono, não só tem implicações na saúde, como em crianças está intimamente ligado com a predisposição para a aprendizagem, a privação do sono em idade escolar tem consequências devastadoras em termos de rendimento, deste modo os pais têm de ter em atenção o adequado descanso dos filhos. 
Vários especialistas estão de acordo, no  que  concerne à rotina do deitar, que esta é muito importante, deve-se ter atenção às actividades desenvolvidas antes do deitar, de modo a não serem estimulantes e de preferência não utilizar a televisão e jogos para adormecer, esta é uma rotina que deve primar pela tranquilidade, como o lavar os dentes, xixi, leitura de uma história e dormir. Sem esquecer que a criança tem o seu espaço individual, e que deve ser trabalhada a sua autonomia, neste sentido é fundamental que o deitar seja na sua cama e não na cama dos pais, a criança tem de compreender que aquele é o seu espaço, assim atinje a sua maturidade e ultrapassa os seus medos e receios mais facilmente.

Dormir bem, dá saúde e faz crescer!

Sem comentários:

Enviar um comentário