Esta é uma das maiores preocupações dos professores/educadores, são cada vez mais as crianças que revelam dificuldades em focar a sua atenção, quer em casa quer na sala de aula. Sabemos que na maioria, senão sempre, os problemas de atenção aparecem associados às dificuldades de aprendizagem ou aos distúrbios emocionais, sendo o seu tratamento uma tarefa que exige grande empenhamento.
A intervenção reeducativa é de extrema importância e o papel do professor fundamental.
Sugestões:
- As rotinas educativas, de organização, ajudam em muito a criança, faça listas de tarefas, horários das actividades, o facto de a criança ter descrito aquilo que deve fazer, ajuda-a a estruturar aquilo que ela é incapaz de estruturar sozinha;
- Componente emocional, fundamental ter atenção às emoções envolvidas no processo ensino-aprendizagem, estas crianças precisam de contrariar a tendência para o insucesso e para a frustração, estimulação em vez de tédio ou medo;
- Estabelecimento de regras, tenha-as escritas ao seu alcance, transmite segurança à criança;
- Repita, as crianças com esta problemática necessitam que lhe digam as coisas várias vezes;
- Procure lhe dar tarefas que primam pela qualidade e não pela quantidade;
- Dê feedback, estas crianças precisam de ser informadas daquilo que esperamos delas e se estão a atingir os objectivos estipulados;
- Divida as tarefas mais complexas em pequenos passos, esta é uma das técnicas cruciais, deste modo não manifestam uma atitude desmotivante e sim uma emoção positiva de sucesso;
- Explore e valorize o sucesso o mais possível, o elogio é muito importante;
- Faça perguntas que ajudem a desenvolver a sua auto-observação;
- Permita-lhe actividades de aprendizagem mais oral do que escrita;
- Encoraje para a leitura em voz alta;
- Realize exercícios divertidos, estimulam e ajudam a focar a atenção.
ESTIMULE, ACARICIE, APROVE, ENCORAJE, ALIMENTE.
Sem comentários:
Enviar um comentário