09 dezembro 2010

A Importância da Educação Sexual na Infância


A infância é um dos períodos de maiores descobertas, descobertas que desenvolvem aprendizagens e conhecimentos tanto mentais como físicos, é uma fase propícia a curiosidades e dúvidas constantes, sendo a sexualidade um dos temas fulcrais que causa grandes ansiedades e angústias na sua descoberta.
Deste modo, é fundamental que a Educação Sexual se inicie na infância, visto que a sexualidade surge no exacto momento em que um individuo nasce e não bruscamente durante a puberdade, sendo esse desenvolvimento lento e progressivo até que o individuo atinja a maturação sexual.
A sexualidade não constitui um campo particular e distinto da personalidade humana, está sim intimamente ligada à afectividade, podendo até afirmar-se que esta intervém em quase todos os aspectos da nossa personalidade, neste sentido é essencial ser abordada e discutida desde cedo pela família e após a entrada para a escola ser acompanhada pelos agentes educativos de modo a que o seu desenvolvimento seja o mais natural e saudável.
O facto de pertencermos a um dos dois sexos, de termos um corpo sexuado e de nos relacionarmos sexualmente com os outros torna-nos, inevitavelmente, sensuais e sexuais, influenciando quer os pensamentos quer as acções individuais e colectivos, neste domínio tão importante de relações é indispensável desmistificar a sexualidade de todos os seus tabus, silêncios e omissões e transformá-la numa das aprendizagens mais essenciais para uma construção da identidade consistente e equilibrada.
Esta necessidade de Educação Sexual foi reforçada pela O.N.U., quando referenciou a Educação Sexual como um Direito Humano, considerando que uma grande parte da população mundial é criança e jovem e que é necessário muni-los de conhecimentos essenciais para uma vida sexual e reprodutiva saudável. Outro dos aspectos que vem reforçar esta importância, da Educação Sexual na infância, foi o facto de termos assistido a uma evolução científica e tecnológica avassaladora, que veio provocar mudanças extremas no nosso quotidiano.
Os meios de comunicação evoluíram de tal forma que difundem a informação quase instantaneamente, estando essa informação cada vez mais acessível às crianças e na maioria das vezes com pouca qualidade a nível pedagógico.
Sendo assim, cabe às escolas adequarem-se à evolução e garantir que os agentes vocacionados para a educação se unam para uma melhor construção de indivíduos livres e responsáveis tanto a nível académico como afectivo e sexual, colaborando e complementando sempre o processo educativo que é efectuado pela família.

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