A lateralidade é a predominância motora de um dos lados do nosso corpo, é determinada por volta dos 6 anos e comandada pelo cérebro.
Cada um dos dois lados do cérebro controla os movimentos da parte oposta do corpo,ou seja, hemisfério direito/lado esquerdo e hemisfério esquerdo/lado direito. Neste sentido, nos destros o hemisfério dominante é o esquerdo, enquanto nos canhotos é o direito.
Deste modo, as crianças submetem-se a um processo de organização da sua psicomotricidade, isto é, de autocontrole muscular – actividades escritas, visuais e motoras - para sintonizar estas predilecções. As pessoas com problemas nesta área podem apresentar distúrbios de aprendizagem, segundo pesquisas realizadas por especialistas.
O domínio da lateralidade faz parte de um complexo conjunto de habilidades que envolvem o esquema corporal, a orientação espaço-temporal e as percepções. A lateralidade, sendo inata, é reveladora da preferência por uma das mãos, por um dos pés e por um dos olhos, instalando-se progressivamente. A dominância de uma das mãos começa a surgir no fim do primeiro ano de vida, mas só se definie em torno dos 5 anos e cada criança desenvolve-a num ritmo próprio.
Apesar de vivermos num mundo de destros, o canhoto tem vantagens. Uma pesquisa recente sugere que ele pode ter mais facilidade para memorizar coisas. Isso porque, no canhoto, os dois hemisférios cerebrais comunicam-se melhor, pois o feixe de fibras nervosas que os conecta é maior. Além disso, como a dominância é exercida pelo hemisfério direito do cérebro não é tão poderosa quanto a do lado esquerdo, o canhoto tem mais facilidade para ser ambidestro. Ou seja, muitos dos canhotos também têm pleno domínio do uso da mão direita.
Quando há dominância direita ou esquerda, não ocorre nenhuma perturbação no esquema corporal, mas quando a lateralidade é cruzada, os distúrbios psicomotores são evidentes e resultam em deformação no esquema corporal.
A lateralidade cruzada pode apresentar :
• mão direita dominante versus olho esquerdo dominante;
• mão direita dominante versus pé esquerdo dominante;
• mão esquerda dominante versus olho direito dominante;
• mão esquerda dominante versus pé direito dominante.
As crianças com lateralidade cruzada podem apresentar os seguintes problemas:
• alto índice de fadiga;
• coordenação motora pobre;
• atenção instável, intranquilidade;
• problemas de linguagem, especialmente as dislalias (dificuldade em articular as palavras), linguagem enrolada e rápida;
• distúrbios do sono;
• escrita repassada, espelhada e de cabeça para baixo ou ilegível
(apresenta omissões de letras ou sílabas e lentidão);
• leitura comprometida.
Vários autores argumentam que a não preferência manual pode levar a problemas de dominância hemisférica, a que se juntam problemas de linguagem com desordens posteriores das funções simbólicas, como afasia(linguagem),a agnosia(conhecimento) e a apraxia(construção e realização).
A lateralidade nunca deve ser reprimida,uma vez que isso pode ocasionar problemas para a criança.
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