Existem, cada vez mais crianças nas escolas diagnosticadas com dificuldades de aprendizagem, sendo uma das problemáticas mais comuns nos gabinetes de psicologia, é cada vez mais um tema em foco para pais, professores e profissionais da educação. Deste modo, podemos caracterizar as dificuldades de aprendizagem como um termo geral que se refere a um grupo heterogéneo de perturbações que se manifestam por dificuldades significativas na aquisição e uso da audição, fala, leitura, escrita, raciocínio, ou habilidades matemáticas. Estas perturbações são intrínsecas ao indivíduo, presumivelmente devidas a uma disfunção do sistema nervoso central e podem ocorrer ao longo do ciclo de vida, nomeadamente e mais espressivamente na fase escolar.
Em geral, as crianças com dificuldades de aprendizagem caracterizam-se por uma discrepância acentuada entre o seu potencial estimado e a sua realização escolar, que se situa abaixo da média numa ou mais áreas académicas.
A despistagem de distúrbios de aprendizagem, para efeitos de prevenção e tratamento, tem vantagem em ser feito o mais rapidamente possível. A detecção e identificação precoce de anomalias ou problemas permitirão alertar os professores para modos de funcionamento deficientes ou problemáticos, que, se não forem corrigidos ou modificados, poderão trazer consequências nefastas ao processo de aprendizagem e assim prejudicar a aquisição da aprendizagem para estas crianças.
Não devemos nunca ignorar ou minimizar os sinais apresentados pelas crianças em relação às suas limitações pois quanto mais cedo trabalhados, mais cedo são eliminados, quanto mais cedo são trabalhados menos evoluem.
Sem comentários:
Enviar um comentário